O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última semana, a aprovação da primeira emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE) do ano de 2024. O documento define novas linhas e subestações de transmissão e distribuição, além de equipamentos necessários à expansão das redes elétricas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Rio de Janeiro, Goiás e Maranhão
A regulamentação vigente prevê que o Plano de Outorgas consolida, em caráter determinativo, os resultados dos estudos de planejamento da transmissão desenvolvidos pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Plano de Ampliações e Reforços (PAR/PEL) elaborado periodicamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O POTEE é a palavra determinativa do Poder Concedente para as futuras obras de expansão do sistema de transmissão brasileiro. “As indicações que constam nesta emissão trarão mais confiabilidade à operação do SIN, e garantirão a expansão eficiente, que atende aos requisitos técnicos, mantendo sempre a visão da modicidade tarifária para os consumidores”, reforça o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.