O governo federal deverá realizar um leilão dedicado à contratação de baterias e sistemas de armazenamento. Nos próximos dias o Ministério de Minas e Energia prevê publicar a consulta pública dedicada a receber as contribuições dos interessados no assunto. O ministro AlexandreSilveira não cravou uma data para a realização deste certame que deverá ficar para 2025.
A ideia é a de iniciar com uma contratação que não deve ser elevada até porque não há regulação sobre o tema. A meta com essa ação, disse ele, é impulsionar a tecnologia de baterias eatrair a os fornecedores ao Brasil e no longo prazo, fazer com que as intermitentes sejam cada vez mais acondicionadas nesses dispositivos. Contudo, ele descartou realizar o certame de forma atropelada.
A necessidade do Brasil é de potência, disse o ministro, “Vamos fazer o leilão de capacidade ainda esse ano e vamos fazer um leilão de baterias, no próximos dias soltaremos a consulta pública quese for produtiva poderemos soltar as regras do leilão ainda esse ano”, afirmou ele a jornalistas.