O Brasil aumentou as exportações de energia elétrica e a produção de petróleo e gás no ano passado. Além disso, o país teve crescimento na geração de energia por biomassa, de acordo com o Boletim Mensal de Energia de dezembro de 2023, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Segundo o documento, em 2023, foi observado um novo recorde na produção de petróleo, com um avanço de quase 12% em relação ao maior valor anteriormente alcançado. O gás natural superou em 8,6% o recorde de 2022 no acumulado no ano.
A produção de energia elétrica a partir da biomassa em 2023, teve um aumento de cerca de 9,5% em relação ao ano anterior, destaca o documento. A geração passou da casa dos 22 mil GWh, em 2022, para o patamar dos 24 mil GWh, em 2023, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).
A publicação mostrou, ainda, que os dois últimos anos foram mais favoráveis para a geração de energia hidráulica em relação ao ano de 2021, quando houve um cenário de escassez hídrica. É possível observar no gráfico, quanto foi a participação mensal de cada fonte.